sexta-feira, 3 de junho de 2011

E clamaram ao Senhor na sua tribulação, e ele os livrou das suas angústias; Salmos 107:6

 Atualmente, as pesquisas sobre câncer de mama, não se preocupam mais com uma única causa da doença, mas sim com a interação de vários fatores: psicológicos, sociais, antropológicos, genéticos, hormonais, imunológicos, nutricionais, dentre outros. Nesse sentido, este estudo tem como foco investigar a influência dos fatores psíquicos na constituição da doença.

 A relação entre os fatores psicológicos, tais como o estresse e depressão, e o câncer têm sido amplamente estudados por vários autores,...
Muitas mulheres, ao descobrirem que estão com câncer de mama, ficam em dúvida com relação a o que ele é e o que o causa. É normal que elas se perguntem Por que eu?. 
As que tiveram uma vida normal e saudável, com boa alimentação, praticando esportes, ficam ainda mais intrigadas. As substâncias cancerígenas são as que vêm sendo mais freqüentemente estudadas como uma das causas da doença. A predisposição genética, as exposições à irradiação ou dietas inadequadas também são apontadas como fatores responsáveis.
O sistema de defesa do corpo humano – o imunológico – “é poderoso e eficaz”. De maneira bastante simplificada, ele é composto por vários tipos de células, designadas a atacar e destruir substâncias estranhas ao nosso organismo. Esse processo de autocura acontece o tempo todo, a todos os níveis do corpo humano. Entretanto, vale saber que o estresse imobiliza ou diminui a ação desse sistema, o qual também é responsável pela destruição de células cancerosas. O avanço nos estudos da medicina, na segunda metade do século XX, se encarregou de restabelecer as relações entre emoções e o aparecimento das doenças e, mais especificamente, entre emoções e o sistema imunológico (LIPP, 1936).
É a situação mais difícil, em que a paciente volta sua hostilidade e sua angústia contra si mesma, não encontrando alternativas para retornar ao seu estado de equilíbrio psicológico. Essa reação é marcada por desesperança e isolamento.
http://joseborgesfilho.blogspot.com/2010/10/cancer-de-mama-estresse-e-depressao.html

Isto é a minha consolação na minha angústia, que a tua promessa me vivifica.
Salmos 119:50

Nenhum comentário: