sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bolo Histérico! O q é isso?

A histeria, que muitos acreditavam extinta, não morreu. Só estava escondida. No final do século 19, ainda era vista como uma expressão da fragilidade e das carências exclusivamente femininas. Por sinal, a palavra histeria vem do grego hystera, que significa útero, de onde viria o sangue contaminado que, chegando ao cérebro, levaria às convulsões. 
Gradualmente, ao longo do século 20, a histeria deixou de atrair a atenção dos médicos. Em conseqüência das sucessivas reformulações dos manuais diagnósticos de saúde mental, perdeu-se como conceito. Mas não desapareceu. Apenas refugiou-se com outros nomes nos consultórios de psiquiatria, de neurologia e, em princípio, de qualquer outra especialidade médica. As convulsões, por exemplo, passaram a ser vistas como sinais de distúrbios psíquicos, como transtorno do pânico ou de ansiedade. Podem confundir-se também com uma epilepsia de difícil controle.
No entanto, a epilepsia normalmente se origina de alterações nos neurônios do cérebro – guarda, portanto, uma origem física definida. E, pelo que se sabe até o momento, a histeria não se enraíza em nenhuma causa orgânica. 
Segundo a psicanálise, é uma expressão corporal inconsciente de conflitos psíquicos e de um sofrimento emocional intenso, como se o próprio corpo fosse um vulcão que deixasse a lava escorrer continuamente, à espera de uma erupção que parece que nunca vai se concretizar. Freud chamou de conversão esse mecanismo por meio do qual conflitos reprimidos e não-expressos verbalmente encontram uma expressão corporal.
A conversão não se manifesta apenas como convulsões. Pode se expressar também por meio de sintomas como crises de falta de ar, paralisias, cegueira, surdez, dores de cabeça, gravidez psicológica, dores musculares ou uma incapacidade de ingerir alimentos a que se dá o nome de bolo histérico
Tais sintomas tornam-se, eles próprios, os problemas a serem tratados, enquanto os conflitos que os originaram permanecem escondidos. A conversão é um mecanismo inconsciente de defesa que procura evitar o sofrimento.http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=2785&bd=1&pg=1&lg=

Ninguém merece! nunca ouvi falar nesse nome ( BOLO HISTÉRICO) e creio q a grande maioria de vcs tb ñ! Pois é já fui parar na emergência com este sintoma, era estresse puro! estava aguardando o resultado da biópsia q já desconfiava q ñ seria boa coisa! nunca tive isto! mas depois de tantos exames e do diagnóstico, Só Deus! o médico até riu qdo me atendeu, afirmando q ñ havia nada na minha garganta, e q eu estava muito anciosa, e recomendou um anciolítico! sai de lá sem acreditar em uma palavra sequer, e chegando em casa fui p/ o computador pesquizar e constatei q ele deu o diagnóstico real mesmo!
Preste atenção na expressão do seu corpo,qdo algo ñ vai bem algum sinal ele dará!
Cuide das  suas emoções, aprenda a se auto controlar e ñ se contaminar! isto será uma declaração de amor a si própria(o)!
Eu estou aprendendo! na pior das circunstâncias, mas nunca é tarde!

Um comentário:

catia martins disse...

Sandra querida,realmente as coisas estão complicadas mas sei que no final dará tudo certo.Isso são aprovações que DEUS nos colocar para nós mostrarmos o qt samos forte.Obrigado pela linda mensagem.Minha Tia Valkiria está te mandando um grande Beijo,pois ela está aqui na minha irmã tomando um cervejinha para passar o domingo!!!!